Sobre a empresa


A Canyons do Brasil Ecoturismo está localizada em Praia Grande/SC, na Capital Catarinense dos Canyons, em uma região candidata ao Geoparque, operando roteiros de trilhas e ecoturismo em:

Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado.
Rio Grande do Sul: Cambará do Sul, Torres, São José dos Ausentes.
 
 

O que é um Geoparque?

É uma área com limites bem definidos que contenha um determinado número de sítios geológico de importância científica, raridade e beleza, agregando valor arqueológico, ecológico, histórico e cultural. O projeto geoparque é reconhecido e avaliado pela Rede Global de Geoparques e Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Qual o propósito de um Geoparque?

Servir de apoio ao Desenvolvimento Regional, de modo econômico e ambientalmente sustentável, especialmente por meio do Geoturismo.

1. Geoconservação
2. Geoturismo ( Fomentar alternativas de desenvolvimento sustentável e valorizar a cultura local)
3. Educação Ambiental (Educar sobre temas geológicos e ambientais)

De acordo com a UNESCO, a construção de um Projeto Geoparque deve necessariamente envolver a participação do conjunto da comunidade: órgãos governamentais, entidades sociais, instituições de ensino e extensão e setor privado.

O que é o Projeto Geoparque dos Cânions do Sul e qual a área proposta?

É um esforço de toda comunidade local de implementar os princípios propostos pela UNESCO no território formado por 7 municípios que guardam importantes elementos do patrimônio geológico que contam a história da Terra e da evolução da vida na Terra.

Santa Catarina

1 – Jacinto Machado
2 – Morro Grande
3 – Praia Grande
4 – Timbé do Sul

Rio Grande do Sul

1 – Cambará do Sul
2 – Mampituba
3 – Torres
Área Total: 2.830 km²

Quais nossas potencia­lidades?

– Os maiores Cânions da América Latina;
– Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, APA Rota do Sol, Parques Estaduais de Taínhas, Itapeva e Guarita;
– Praias, lagos, dunas, rios, falésias, mirantes, furnas, trilhas e belezas cênicas;
– Pluralidade de atrativos culturais com rico calendário festivo e gente hospitaleira;
– Turismo rural, ecológico, de aventura, de contemplação, científico, cultural, dentre outros;
– Elementos geológicos que contam o passado da Terra e da Vida que representam ricos materiais para o estudo científico e locais de contemplação que nos permitem refletir sobre o presente com outras perspectivas, especialmente, em relação a um futuro sustentável;
– Diversidade cultural, biodiversidade e geodiversidade;
– Sítios arqueológicos, paleontológicos;
– Geossítios atestados pelo Serviço Geológico do Brasil.

Quais os Geossítios já inventariados no Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul?

Geossítios inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil. FONT: Adaptado do Relatório Caminhos dos Cânions do Sul – Proposta (RS/SC). CPRM, 2011.

Geossítios são locais onde ocorrem elementos visíveis da diversidade geológica e/ou geomorfológica, que apresente valor singular do ponto de vista científico, pedagógico, cultural, turístico, e PATRIMÔNIO GEOLÓGICO é o conjunto dos geossítios inventariados e caracterizados numa determinada área ou região (BRILHA, 2005). Um inventário de geossítios nunca está encerrado. À medida que o conhecimento científico avança, certas ocorrências que não possuíam importância podem vir a adquirir, dando (re)início a um novo inventário.

Onde existem Geoparques no Brasil?

Atualmente, no Brasil, existe apenas um – o Geopark Araripé, localizado no Ceará, que você pode conhecer visitando o site geoparkararipe.org.br. Mas existem vários Projetos Geoparques em curso no Brasil, chamados de Geoparques aspirantes, conforme mostra o mapa elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil/CPRM.

Como você pode contribuir com o Projeto Geoparque caminho dos cânions do sul?

– Protegendo nosso patrimônio geológico e nossa biodiversidade;
– Valorizando nossa cultura;
– Respeitando os grupos étnicos que vivem no nosso território, como os povos indígenas e comunidade quilombola;
– Adotando atitudes ambientalmente corretas e princípios de sustentabilidade;
– Tratando bem os turistas.

Quer saber mais?

BRILHA, J. Património Geológico e Geoconservação: A Conservação da Natureza na sua Vertente Geológica. Braga: Palimage Editores, 2005

GODOY, M. M.; BINOTTO, R. B.; WILDNER, W. Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul: Proposta. Projeto Geoparques. Serviço Geológico do Brasil – CPRM . Ministério de Minas e Energia – MME. Porto Alegre, 2011. Disponível: Clique aqui

GEOPARK AROUCA. Declaração de Arouca. Portugal, 12 de novembro de 2011. Disponível: Clique aqui

LIMA, Flávia; VARGAS, Jean. Geoconservação, Geoturismo e Geoparques. TSGA, Florianópolis, 2014. Disponível: Clique aqui

SCHOBBENHAUS, C.; SILVA, C. R. O papel do Serviço Geológico do Brasil na criação de geoparques e na conservação do patrimônio geológico. CPRM – Serviço Geológico do Brasil, s/d. Disponível: Clique aqui

UNESCO. Unesco Global Geoparks – Celebrating Earth Hearitage, Sustaining Local Communities. Disponível: Clique aqui